5 CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TER PARA DECORAR UMA VARANDA
Já reparou no poder de transformação que uma decoração adequada é capaz? E isso não significa apenas colocar objetos bacaninhas que combinam com o seu estilo num canto e pronto. Ter a ver com sentir, de se encontrar no seu lugar. Não é à toa que várias pessoas, sem muitas opções para fugir de casa no momento, têm dado mais atenção para suas varandas, um espaço que até então só existia ali e ninguém dava tanta importância.
Grande ou pequena, há várias maneiras de transformar esse ambiente em algo bem mais funcional e, por que não, aconchegante! Por ser uma área externa, você precisa tomar alguns cuidados básicos antes de sair comprando tudo por aí. Confira essa lista que a BRCK separou para você acertar na montagem do seu cantinho.
Restrições do prédio
Antes de planejar uma reforma na sua varanda, você precisa consultar a convenção do seu prédio, especialmente se ela fizer parte da fachada. Há diversas regras que talvez te impeça de cobrir tudo com vidro, ou alterar cor, revestimentos… Vale lembrar ainda de se informar quanto às limitações da sua varanda, como o tanto de peso que ela é capaz de suportar.
Por isso, para evitar desperdícios e dores de cabeça, já se informe disso tudo antes!
A posição do sol
Esse é um detalhe que irá determinar muuuitas coisas no seu projeto. Saber exatamente onde o sol nasce e o ponto em que se põe em relação à varanda é muito importante para entender como você irá aproveitar esse espaço. Se bate muito sol pela manhã, ou se é mais fresco por exemplo.
Frente a essas características você consegue usar o local para estudar? Meditar? Exercitar? Tomar um café? E no fim da tarde? Curtir o pôr do sol? Receber os amigos para uma gelada quando for possível?
Deve-se pensar bem na escolha dos móveis e objetos que irão compor o seu ambiente. Superfícies com muito brilho, como vidro e espelhos, podem trazer um desconforto por conta da claridade refletida. Assim como, alguns materiais tendem a desbotar ou perder sua resistência e durabilidade mediante à exposição ao sol.
O tamanho
Pode parecer óbvio, mas na prática muita gente se perde e não consegue casar direito os seus objetivos com o espaço que tem. Mesmo se a sua varanda for grande, se não souber explorá-la direito, pode criar um vazio, ou então tumultuar, enchendo o local de informações aleatórias (jardim, lavanderia, churrasqueira, mini-bar, brinquedoteca, home office, espaço fit…).
No caso de varandas pequenas, acredite: é possível sim fazer um projeto bacana e personalizado. Uma ótima solução é recorrer aos móveis planejados e explorar o espaço das paredes com uma decoração vertical também. Nada como uma mãozinha de um arquiteto para te ajudar a resolver isso.
Itens multifuncionais
A varanda é um lugar para você ficar à vontade, seja trabalhando, estudando, ou curtindo o momento com os amigos – não para entulhar coisas. Quem se dispõe a investir num projeto, geralmente tende a cuidar com mais carinho do espaço, e nessas horas, praticidade é tudo!
Seja para limpar, servir, guardar ou organizar, contar com peças multifuncionais na sua varanda facilita beeem a sua vida, especialmente se a cozinha está longe ou em outro piso. Vale apostar num frigobar, ou aproveitar um pedaço da bancada e colocar um cooktop, carrinhos que podem te ajudar a apoiar copos e pratos, bancos que servem de mesinhas, porta de correr nos armários …Fazendo um planejamento, fica muito mais fácil visualizar quais itens são indispensáveis para a sua varanda.
Integração com sala ou cozinha
Uma ideia que funciona super bem é integrar a varanda com a sala de estar ou a cozinha. No caso da primeira hipótese, é necessário verificar as normas do prédio se você pode fazer isso, porque provavelmente vai alterar a porta, janela, ou retirar alguma parte da parede. Mais do que nunca, você vai precisar de um profissional para te ajudar a realizar esse projeto aí, viu?
Com essa possibilidade de juntar dois ambientes, sobra mais espaço para você decorar a sua varanda, deixando o ambiente mais confortável. Se a varanda já está integrada com a cozinha, você não vai precisar de colocar outra pia ou fogão no local, e pode então montar um forno de pizza, ou uma churrasqueira, por exemplo (não esquecendo aqui de instalar um exaustor para a fumaça não entrar na casa e nem deixar as pessoas defumadas).
E aí, já consegue imaginar como ficaria a sua varanda depois de passar por uma transformação? Buscar a orientação de um profissional é o primeiro passo para que você não faça escolhas erradas e veja seu dinheiro indo embora em poucos meses. Ou pior: passar a vida toda arrastando móvel para dentro de casa toda vez que chover.
A BRCK conta com um time completo de arquitetos e designers de interiores que podem oferecer soluções criativas para a sua varanda e o melhor, com a sua cara! Consegue imaginar?
Venha bater um papo com a gente e descubra que arquitetura é muito mais que uma fachada bonita!
(32)3512 8151 | 98414-5456
contato@brckarquitetura.com.br
BRCK | DesConstruir é preciso!