fbpx
Construção

COMO VOCÊ PODE CONSTRUIR DE FORMA MAIS SUSTENTÁVEL?

14/10/2020
Construir de forma sustentável pode ser mais simples do que você imagina. Veja algumas maneiras para que sua obra cause menos impactos ao meio ambiente.

O simples fato de se fazer uma obra, por menor que seja, causa impactos ao meio ambiente. Porém, eles podem ser minimizados se você considerar alguns aspectos que tornem a sua construção sustentável. Pode parecer algo difícil de se fazer, ou fora da sua realidade, mas não é. Principalmente se você ainda não começou. Veja algumas formas de construir de forma mais sustentável.

Preserve o local ao entorno

A escolha do terreno onde você irá construir deve partir da premissa da sustentabilidade, ou seja, a escolha do local não deve agredir ao meio ambiente. Por isso, tenha atenção aos seus limites, principalmente em regiões rurais, para não invadir áreas de preservação. Mantenha as espécies nativas no terreno, elas são importantes para o solo e para o ar e, nas áreas externas, aproveite os elementos naturais para valorizar o seu espaço.

Escolha materiais sustentáveis

Há diversas opções de materiais disponíveis no mercado que o seu processo produtivo cause menos impactos ao ambiente, ou que, a longo prazo, proporcionem economias significativas de energia. Veja alguns exemplos.

– Tijolo ecológico: feito de barro e não vai ao forno. É mais resistente que o tijolo comum, faz menos sujeira e produz pouco entulho.

– Concreto reciclável: consiste na mistura de areia, cimento, água e compostos triturados das sobras de materiais dos canteiros de obras e demolições. É mais forte e mais leve que o concreto comum.

– Argamassa de argila: substitui o cimento nessa mistura sendo totalmente sustentável, apresentando um ótimo desempenho termoacústico. Ideal para assentar nas paredes os acabamentos em paredes internas. 

– Vidro Inteligente: um tipo de vidro eletrocrômico que controla a entrada de luz e calor em uma determinada área por meio de tecnologia. Varia entre o modo transparente e opaco (trazendo mais segurança e privacidade). Com ele é possível economizar mais de 25% de energia.

– Painel solar fotovoltaico: gera energia a partir dos raios solares. Por meio de painéis que ficam dispostos sobre o telhado, essa energia é captada para um quadro de luz e distribuída para toda a casa. É um investimento alto no primeiro momento de implantação, mas você terá sua conta de energia reduzida ou mesmo zerada.

Lâmpadas LED: trazem uma economia de até 80% de energia se comparadas com os modelos tradicionais de iluminação. Não esquentam o ambiente e têm alta durabilidade – podem chegar em até 15 anos de vida útil.

Faça o descarte correto dos resíduos

Durante a construção é fundamental que você separe espaços no local da obra  para acomodar os resíduos ou mesmo para reservar os que poderão ser reciclados. Antes de contratar uma caçamba para depositar os entulhos, informe-se se a empresa faz realmente o descarte em áreas destinadas para esse fim.

Moradias sustentáveis estão em alta no mercado imobiliário hoje em dia, sendo mais valorizados em até 30%. Mesmo que essas alternativas que citamos acima não estejam ao seu alcance, sempre há algo que você possa fazer para minimizar os impactos da sua construção. Uma orientação profissional é fundamental para a criação de um projeto desses. A BRCK, além de te ajudar a projetar e desConstruir  ideias, também oferece consultorias com um investimento enxuto para que você solucione os seus problemas.

Quer saber mais sobre desConstruir é preciso de forma sustentável?  

Entre em contato conosco: 

📲 (32)3029 0767 | 99800 9091| 99977 8808| 98823 4999

contato@brckarquitetura.com.br

icone whatsapp