fbpx
Arquitetura e interiores

COMO CRIAR AMBIENTES INTEGRADOS EM CASA?

16/11/2020
Já pensou que eliminando algumas paredes você pode tornar o seu espaço muito mais proveitoso? Nada melhor que um arquiteto para te ajudar a integrar diversos ambientes na sua casa.

A arquitetura está aí para te ajudar de diversas formas na hora de construir ou mesmo em uma simples reforma em casa. À medida em que avançamos em um mundo mais moderno e tecnológico, novas soluções surgem para atender as nossas necessidades. A ideia de eliminar as paredes, por exemplo, tem se tornado bastante comum hoje em dia, considerando não só modelos mais compactos, mas também imóveis maiores. Por isso, nós vamos te mostrar aqui como criar ambientes integrados em casa. 

Ambientes Integrados: Tudo junto e organizado!

A integração de dois ou mais cômodos em um só espaço funciona muito bem quando você consegue organizar e delimitar cada área a partir de diversos elementos. Além de proporcionar uma sensação de amplitude, você acaba tornando a sua rotina mais prática, pois consegue um melhor aproveitamento de luminosidade e ventilação interna. Veja algumas dicas que podem ajudar a deixar o seu projeto assim também. 

Sala com cozinha

A cozinha tem ganhado destaque cada vez maior em casa e, quando integrada com a sala, se torna ainda mais funcional. Geralmente essa união é feita quebrando a parede que divide os dois cômodos, e então cria-se uma ilha de apoio no meio da cozinha. Ou ainda você pode deixar apenas ½ parede, formando uma bancada de apoio, fazendo essa dinâmica com a sala. Assim, é possível planejar que esses dois espaços conversem entre si, seguindo uma paleta de cores, estilo, ou tipos de materiais.

Sala com varanda

Uma solução super prática é integrar áreas interna e externa, ampliando ainda mais a sua sala e valorizando o ambiente. Por exemplo, criar um espaço gourmet, fitness ou até um home office. Se tem um cantinho verde então, ele por si só já traz beleza. Janelões ou portas de vidro dão conta desta integração. Mas se liga: uma dica para unificar os seus espaços com harmonia é utilizar o mesmo piso, tornando o ambiente mais amplo. O mesmo vale para paredes e cortinas, principalmente se o imóvel for pequeno. Daí você deixa para setorizar os ambientes com os móveis e objetos úteis do seu gosto.

Sala com quarto

Quem mora em kitnet ou studio não tem muita escolha senão a de se organizar melhor para dividir esses dois cômodos. Mas fique tranquilo, porque deias é o que não faltam e você pode explorar bem os seus próprios móveis (eles não precisam ficar todos encostados na parede, ok?). Tapetes, cortinas, biombos, estantes ou até mesmo plantas podem delimitar cada espaço. Porém, vale sempre o cuidado de não deixar nada no meio do caminho que possa dificultar a circulação de pessoas.

Quarto com escritório

Você pode transformar o que seria apenas um improviso no seu quarto em um cantinho novo de verdade. O mesmo é válido para a integração de sala com escritório. Considerando que um home office requer mais privacidade, cabe a você avaliar onde consegue realmente trabalhar ou estudar mais à vontade. Se achar conveniente, vale instalar uma porta retrátil, porém a própria mesa ou escrivaninha em si já serve para dividir o ambiente, juntamente com estantes ou prateleiras, painéis, quadros, espelhos que também podem fechar parcialmente o local.

Além desses exemplos, há inúmeras formas de integrar ambientes (lavanderia e varanda, ou cozinha, sala de tv e jantar, jardim de inverno). Essa é uma realidade também dentro de várias empresas hoje em dia que optam por escritórios integrados sem paredes, em espaços mais amplos e abertos, onde todos os setores convivem, se veem e interagem mais. Antes de sair quebrando paredes por aí, converse com o seu arquiteto, ok?

Aqui na BRCK nós criamos com você propostas personalizadas e inovadoras. 

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato conosco:  

(32)3029 0767 | 98414-5456 BRCK | DesConstruir é preciso! 

contato@brckarquitetura.com.br

Leia também…

Como construir de forma sustentável?

Por que contratar um arquiteto urbanista?

icone whatsapp