DESIGN DE INTERIORES: PROMOVENDO BEM-ESTAR!
O designer de interiores é o profissional que busca extrair sempre o máximo do potencial de cada ambiente. Otimiza espaços e faz com sejam mais funcionais e acolhedores, promovendo bem-estar e satisfação.
Portanto, é sua responsabilidade criar um projeto detalhado dos espaços internos da construção, que abrange aspectos funcionais e decorativos.
É comprovado que nossos sentidos, percepções, pensamentos e emoções respondem à qualidade do ar, da luz, do som, das cores e texturas presentes nos ambientes que vivemos. Por isso, é muito importante realizar o estudo das cores, dos móveis, do layout e de outros fatores que constituem os ambientes. Assim, cada elemento será capaz de contribuir com a missão de promover a melhor experiência possível.
Leia também:
Sendo assim, como o design de interiores pode oferecer mais conforto e bem-estar ao seu ambiente?
PONTOS IMPORTANTES:
ILUMINAÇÃO:
A exposição à luz equilibra o ritmo do corpo e da mente. Dessa forma, a luz do sol é chave na composição de um espaço. Da mesma forma que a luz alegra e dá energia, a diminuição da luz proporciona relaxamento, impactando diretamente o ritmo biológico e cardíaco.
INTERAÇÃO E PRIVACIDADE:
A decoração pode tanto reunir pessoas, de forma que possam interagir de maneira saudável, quanto garantir a privacidade necessária a determinados tipos de atividades.
ORGANIZAÇÃO:
Um bom projeto irá proporcionar um melhor aproveitamento da área disponível e senso de praticidade, dessa forma, proporcionando mais organização para o local.
ACÚSTICA:
Sabemos o quanto o barulho pode deixar um ambiente desconfortável. Dessa forma, os ambientes onde a ausência de som é importante, devem ser bem estudados. Por exemplo, em espaços de concentração e trabalho, o silêncio deve ser privilegiado. Do ponto de vista da decoração, isso pode ser atingido usando materiais adequados para absorver ou barrar o som. Por exemplo, uso de tapetes e carpetes no piso e papel ou tecidos nas paredes.
CONEXÃO COM A NATUREZA:
Sol, água corrente, vento suave, plantas naturais. Os elementos da natureza têm o poder de nos conectar com as profundezas da nossa essência. É comprovado que o contato e o convívio com plantas naturais proporcionam maiores níveis de saúde e bem-estar para as pessoas e os animais. Tanto por questões físicas quanto emocionais, as plantas são grandes aliadas da nossa saúde.
Mas qual a diferença entre design de interiores e decoração?
O Design de Interiores pode ser definido como uma área voltada para o planejamento dos ambientes, a fim de que atendam a certos padrões estéticos, sem deixar de lado a sua funcionalidade.
- Desenvolvimento de projetos de interiores
- Elaboração de plantas de layout
- Desenho de mobiliário
- Projeto luminotécnico
- Gerenciamento de decoração de ambientes
O ofício do decorador tem um foco exclusivamente estético. A seguir, destacamos as principais funções desse profissional.
- Seleção de peças decorativas
- Gerenciamento da decoração de ambientes
Nossa casa deve refletir quem queremos ser e como queremos viver nossas vidas. Com a quantidade de informações que temos hoje, usar o design e interiores como uma ferramenta que possuímos para viver melhor e promover bem-estar faz toda a diferença. Só um profissional com experiência no assunto poderá entender as suas necessidades e buscar a solução mais simples e eficiente para o seu projeto.
Gostou do nosso conteúdo?
Mande uma mensagem para a gente pelo Whatsapp!
(32) 3512-4269 | 98414-5456
contato@brckarquitetura.com.br
BRCK | DesConstruir é preciso!