PÉ-DIREITO: CONHEÇA CARACTERÍSTICAS E VARIAÇÕES
Você sabe o que é pé-direito? Basicamente o pé-direito é a distância vertical entre o piso e o teto de um determinado ambiente. Este possui medida padrão de 2,5 a 2,8 metros de altura. Entre 3 e 4,5 metros de altura, ele é considerado alto. A partir de 5m, leva o nome de duplo, e quando a medida chega à marca de 8,4m, ele é considerado triplo.
Para o uso de qualquer das medidas de pé-direito, é fundamental que você conte com um bom projeto arquitetônico, estabelecido por profissional capacitado. Isso porque, é o projeto que define todas as medidas a serem seguidas, os cálculos para execução.
Sendo assim, o arquiteto define os modos de se obter uma boa ventilação no espaço, garantindo conforto a qualquer momento. Os espaços também precisam ser funcionais, bem divididos, e produzirem certa integração entre os moradores.
Pé-direito baixo:
Paredes com pé-direito baixo possuem menos que 2,5 metros e não são recomendadas para quartos de uso contínuo, pois causam sensação de espaço fechado e confinamento, logo, não são indicados para cômodos comuns em construções, como sala, cozinha, entre outros. Ele é muito usado quando se quer aproveitar espaços de um terreno e, também, no momento que há a necessidade de uma despensa ou sótão, por exemplo.
Leia também:
Pé-direito padrão:
Quando a parede possui a altura entre 2,5 e 2,8 metros, é considerada do tipo padrão, sendo importante lembrar que a distância mínima recomendada para imóveis é de 2,7 metros.Os imóveis estão com metragens menores, no limite exigido. Sendo assim, um dos desafios principais é fazer com que os espaços pareçam mais amplos.
Pé-direito alto:
Promove melhoria do conforto térmico do espaço. Isso ocorre porque, além de circular melhor, o ar quente tende a subir no cômodo, e o frio a descer. Por outro lado, o sistema requer gastos maiores, pois a estrutura será mais extensa. O gasto com a mão de obra é proporcional, e requer maior capacidade do responsável pela obra. Necessário ainda acabamento diferenciado, pois não é interessante deixar o teto muito vazio. Ao mesmo tempo, você pode utilizar estruturas que cubram completamente a parede, como enormes janelas, ou uma grande porta de entrada. Elas aumentam a sensação de amplitude e de imponência, com certo luxo agregado.
Pé-direito duplo:
O pé-direito duplo traz amplitude para o ambiente, dando uma sensação de magnitude para o espaço. Além disso, essa característica traz valorização para o imóvel. Vale ressaltar que o imóvel não precisa ter todos os seus cômodos com a mesma medida de altura entre o chão e o teto. O pé-direito duplo é uma ótima opção para o cliente que quer maior integração entre os ambientes internos e externos. É muito comum, por exemplo, que a sala de estar e de jantar possuam medida dupla, enquanto banheiro e quartos ganham pé direito comum. Isso destaca um ambiente, e torna o espaço de recepção dos visitantes mais atraente.
DICAS:
Para criar a sensação de um pé-direito mais alto, não é necessário realizar reformas de fato, mas sim recorrer a alguns truques simples que fazem com que o teto pareça mais alto e o espaço mais amplo.
- Priorize elementos verticais;
- Prefira cortinas alongadas;
- Use uma cor clara no teto;
- Utilize móveis baixos;
- Use espelhos;
Como você viu, o pé-direito é uma informação extremamente importante e que sempre deve ser levada em consideração quando você estiver escolhendo um imóvel. É ele que garantirá a sensação de amplitude, valorizará a iluminação natural e trará mais conforto térmico.
Logo, é importante relembrar que o pé-direito faz toda diferença em um imóvel e que todos os tipos possuem vantagens e desvantagens, logo, vale analisar todos esses fatores junto ao criador do seu projeto para escolher o melhor para a sua construção.
Gostou de saber mais sobre as características do pé-direito?
Mande uma mensagem para a gente pelo Whatsapp!
(32) 3512-4269 | 98414-5456
contato@brckarquitetura.com.br
BRCK | DesConstruir é preciso!